Já enviamos o 3º Desafio para a SeguraNet. Com a ajuda da professora fizemos um texto que fala dos cuidados a ter quando se utiliza a internet. Somos bons ilustradores como podem observar, no trabalho que aqui deixamos para mostrar o que já sabemos.
Aguardamos diploma de participação neste projeto.
SEGURANET
Aguardamos diploma de participação neste projeto.
SEGURANET
3.º Desafio
O dia de aulas tinha terminado, Ana correu velozmente para o autocarro amarelo, tinha pressa em chegar a casa. A mãe ainda estava a trabalhar e ela queria fazer-lhe uma supresa, era o dia em que fazia anos. Ia aproveitar para procurar na internet aquela receita deliciosa de bolinhos de coco que a mãe tanto gosta.
As ruas passavam rápidas pela janela do autocarro, Ana olhava mas não reparava em nada, nem nos seus colegas que brincavam ao seu lado, só pensava:
- Ela vai adorar, e um sorriso rasgava-lhe o rosto.
Saltou e abriu o portão de casa, correu pelo jardim e carregou com força na campainha,
-Avó, avó, abre a porta rápido, tenho uma coisa urgente para fazer…diz Ana ofegante.
A porta abriu-se e Ana passou pela avó e subiu as escadas, sem parar, dirigiu-se ao quarto do irmão.
-Pedro, preciso de usar o computador, tenho que ir à internet.
Pedro franziu as sobrancelhas: -Ana tu sabes que ainda não tens idade de correr a internet sozinha, sabes que os pais não deixam
-Pedro, tenho que encontrar a receita dos bolinhos para os anos da mãe. Chega para lá..
Calma Ana - disse Pedro irritado.
- Estou a acabar o meu jogo online e a falar com amigos, não podes interromper assim.
-Vá lá Pedro, por favor…
Pedro perante a insistência anuiu, - Está bem, vou aproveitar para lanchar, mas tem cuidado como o que fazes.
Ana ficou sozinha, e quis por em prática o que a professora lhe ensinou.
-Bem vamos lá ver se eu sei ir ao site de pesquisa. Acho que era www.procuro.com , escreveu ela na barra de endereço, mordeu o lábio e carregou no enter, esperando o resultado.
Logo uma página nova de pesquisa se abriu. É isto mesmo que preciso.
Enquanto escrevia “bolinhos de coco receita” para fazer a sua pesquisa, uma janela apareceu no canto inferior direito. Alguem dizia “Ola”, “deve ser para o meu irmão” pensou Ana, vou responder que ele não está.
A pagina de pesquisa apresentou uma lista de receitas, Ana estava indecisa onde clickar com o rato, mas logo eliminou as que não tinham o visto verde, pois o seu antivirus identificava páginas seguras.
Nova mensagem se abriu no canto inferior, perguntava agora como é que ela se chamava. –Ana, escreveu ela.
– Ola Ana, eu sou o Tiago.
– Ola Tiago, és amigo do meu irmão? Ele foi lanchar.
–Claro que sou amigo do teu irmão, jogamos muito e trocamos fotos, queres mandar fotos tuas?
Ana achou a conversa estranha e disse que não. Do outro lado não obteve mais respostas, podia agora concentrar-se nos seus bolinhos. Abriu a pagina e imprimiu a receita, voltou a sorrir, olhou para o relógio, eram 17.30h, a mãe só chegava às 20horas, e decidiu aproveitar para “surfar na net”. Era assim que os seus coleguinhas de escola, falavam da internet.
Escreveu na pesquisa o nome do seu livro favorito “a estrela margarida” e logo imagens do livro apareceram, estava ali, tudo igual ao que decorava a mesa de cabeceira da sua cama. Uma nova janela se abriu com estrelas cintilantes e desenhos felizes pediam para ela “clickar”. Ela assim fez, e nova mensagem “Parabens acabaste de ganhar uma boneca”. Ana nem queria acreditar, que bom. Nova mensagem no ecran, “Para receberes a tua boneca tens que preencher os seguintes dados, nome, morada, telefone e cartão de crédito”
-Mas para que é que tenho que dar estes dados todos??? Pensou Ana.
- Eu nem tenho dinheiro, nem cartão, não vou fazer nada, depois mostro à mãe para ela ver se isto é seguro. Ana pensou no que a professora lhe transmitiu, “ nunca reveles os teus dados senão tens a certeza do que estás a fazer e deves sempre pedir a um adulto que te acompanhe e ajude”.
Fechou as janelas e uma mensagem apareceu de novo no lado inferior direito do ecran “MANDA-ME FOTOS TUAS”, Ana voltou a lembrar-se do que aprendeu na aula e respondeu “Boa tarde, desculpa mas devias saber que não se deve escrever com maiusculas, pode ser considerado má educação ou então que estás a gritar comigo, chama-se netetiqueta. Não sejas mal educado e vou pedir ao meu irmão para que tenha atenção contigo.” Ana desligou o computador, pegou na receita e chamou a avõ que estava a surfar na internet no seu museu favorito. Avó, avó, tens que me ajudar, precisamos de fazer os bolinhos para a mãe, deixa a internet, desliga-te do virtual e vem colocar as mãos na massa, disse sorrindo.
Turma CEM 1ºA
EB1/JI de Mouriz
Agrupamento de Escolas de Paredes
Sem comentários:
Enviar um comentário